segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Evolução

A teoria da evolução explica o mecanismo que levou a terra a ter a grande variedade de seres vivos que já existiu que existe e que poderá vir a existir.


      É comum os livros trazerem a célebre ilustração do homem evoluindo do macaco, mas a verdade é que o homem e os macacos compartilham um ancestral comum. É também a resposta para a velha e pertinente indagação: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? É lógico que foi o ovo. Todas as aves tem um ancestral comum, assim o ancestral da galinha foi quem botou o ovo.

Sistema esquelético

O esqueleto é responsável pela sustentação do corpo, da proteção dos órgãos e fornece pontos de apoio para fixação dos músculos.

É constituído de ossos e cartilagens de articulação, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.

O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:

1-Esqueleto axial: caixa craniana, caixa torácica e coluna vertebral.

   

A mandíbula é o único osso móvel da cabeça que serve para a mastigação.

Antropologia: Filosofia e Ciência

© 2007 - Produzido por Profª. Ms. Cléa Gois e Silva

De modo geral "antropologia" designa o conjunto, das ciências humanas, procurando abranger o fenômeno humano o mais globalmente possível, no conjunto das manifestações.  Toda ciência é de certo modo antropologia.  Não há ciência pelo homem que não seja ciência do homem, reveladora do homem.  Fazer ciência é um certo modo de ser homem.
A antropologia tem dupla ambição: a de ser uma ciência e ao mesmo tempo a ambição de abranger a totalidade do humano, ou todas as manifestações do humano. Esta dupla ambição situa-se na mitologia científica do séc.  XX.  O prestígio das ciências aumenta sem cessar por entre os protestos do homem que as fez nascer e desenvolver.  O homem sente-se atraído por esta nova manifestação do, sagrado".  Como diante do sagrado, o homem tem um duplo sentimento diante da ciência: atração e terror.  O cientista acometido pelo mal "filosofia" troca seus escrúpulos com o filósofo que sofre de rigor científico".
 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Brasileiros são mais europeus do que se imaginava

Por Roberta Jansen, de O Globo.


As conclusões estão na pesquisa coordenada pelo geneticista Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais, e publicada na revista científica "PLoS"

Os brasileiros são bem mais europeus do que africanos. Esqueça todas as análises já feitas com base em conceitos como raça e cor da pele. O primeiro grande estudo a medir a ancestralidade da população do País a partir de sua genética revela uma participação europeia muito maior do que se imaginava preponderante em todo o território, inclusive nas regiões Norte e Nordeste.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os índios brasileiros e a homossexualidade

 © Por Rafael Feghali

Indios em ritual
Evidências não faltam de que a homossexualidade não era só socialmente aceita, mas amplamente praticada entre os índios brasileiros. Diversos pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, tem reunido material farto sobre o assunto que  tanto desperta o interesse de todos.

Segundo documentos, entre os nativos da nação tupinambá a prática existia tanto entre o público feminino, quanto entre o masculino. Os colonizadores tão logo se deram conta da prática, instauraram diversos processos para punir os nativos, que eram considerados nefandos, devido à prática livre da homossexualidade.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é a antropologia?

A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a Antropologia Física ou Biológica (aspectos genéticos e biológicos do homem), Antropologia Social (organização social e política, parentesco, instituições sociais), Antropologia Cultural (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e Arqueologia (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos).

Antropologia


Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.